A KGSA assessorou a Litehaus na criação de uma parceria com a empresa tecnológica Cosmos 3D. A parceria permitirá à Litehaus utilizar as impressoras 3D da Cosmos 3D na construção de imóveis em Portugal.
Com a assessoria da KGSA, a Litehaus irá construir 13 casas em Torres Vedras com recurso a impressão 3D, no que será um projeto pioneiro em Portugal, em tempo recorde. Numa assessoria legal desafiante, em que houve que inovar e adaptar a aplicação da lei, a fase inicial de criação e desenho das casas é feita com recurso a inteligência artificial, sendo a construção realizada com impressão 3D e soluções modulares, o que permite construir 45m2 de paredes em apenas 20 horas. A Litehaus prevê acelerar rapidamente o seu crescimento, com o objetivo de chegar a 100 casas construídas por ano em Portugal com recurso a impressão 3D. A parceria com a Cosmos 3D potenciará esse desenvolvimento.
Para a KGSA, sociedade de advogados focada em tecnologia, este projeto é mais um sinal do dinamismo de Portugal enquanto mercado aberto à inovação, agora no sector imobiliário, e a sociedade de advogados está preparada para participar nestes projetos, contribuindo para a resolução de custos de financiamento, e prestar assessoria em questões de ESG, integrando questões ambientais, sociais e de governação que se impõem, com uma forte aposta na inovação e na sustentabilidade.
Para Cláudia Raposo Correia, sócia da KGSA que liderou o projeto, “foi muito gratificante prestar esta assessoria à Litehaus. O mercado imobiliário português necessita de soluções inovadoras que permitam construir mais rapidamente e de forma mais sustentável, e a Litehaus é a primeira empresa em Portugal a deter capacidade instalada para construir com recurso a impressão 3D em escala.”.
Mas acima de tudo, diz a advogada, “tendo em conta o nosso foco na tecnologia, temos assessorado empresas portuguesas que, pela qualidade dos seus produtos e trabalho, se tornaram em exemplos europeus no sector tecnológico, incluindo através da utilização de inteligência artificial e blockchain no âmbito dos mais variados domínios empresariais, da criação de espaços e produtos no metaverso, ou da emissão e comercialização de NFTs. Acreditamos que a Litehaus desempenhará igualmente um papel muito destacado como empresa pioneira na aplicação de soluções de inteligência artificial e impressão 3D na construção e promoção imobiliárias”
A operação foi objeto de várias notícias, onde se pode ler mais sobre o assunto: