Gonçalo Simões de Almeida assessora empresas tecnológicas e de outros setores, emitentes de criptoativos, entidades públicas e family offices em operações societárias, de M&A e de capital de risco, em litígios e investigações complexas e em temas de cariz regulatório e comercial. Dedica-se igualmente a assessorar instituições do setor solidário e social em matérias de corporate governance e obrigações legais e regulamentares no sector solidário e social.
A sua experiência recente inclui:
- Operações de M&A (aquisição, alienação e tomada deposições estratégicas), restruturações societárias e operações de capital de risco envolvendo empresas e start-ups de software, saúde, blockchain, educação e meios de comunicação digital.
- Assessoria contratual e regulatória em temas de comércio eletrónico, blockchain, desenvolvimento de software, machine learning, denunciantes, proteção de dados e gestão de risco e criação de instituições e temas relativos a obrigações legais e regulamentares no sector solidário e social.
- Assessoria a emitentes e investidores relativamente a initial coin/token offerings, minting de non-fungible tokens (NFTs), simple agreements for future tokens (SAFTs), admissão a plataformas de negociação de criptoativos, e em matérias relativas à classificação ou não-classificação de criptoativos como instrumentos financeiros.
- Assessoria a clientes empresariais, instituições do sector solidário e social e entidades públicas em temas estratégicos, de gestão de crise e de prevenção e gestão de riscos.
- Coordenação de investigações internas no seguimento de denúncias e queixas por parte de denunciantes (whistleblowers), colaboradores e comunicação social, relativamente a matérias laborais, cíveis e criminais.
Integrou a KGSA em 2015 e é sócio desde 2019. Entre 2020 e 2022, durante a pandemia de COVID-19,foi assessor da Secretária de Estado da Educação do XXII Governo Constitucional, para matérias jurídicas e sistemas de informação da educação. Foi também strategic advisor para temas jurídicos e regulatórios numa empresa tecnológica que foi um dos primeiros emitentes de criptoativos em Portugal.
Enquanto estudante de licenciatura, foi co-fundador de uma start-up dee-learning que ganhou vários prémios.
Formação Académica
Mestrado em Direito e Gestãopela Universidade Nova de Lisboa | NOVA School of Law e NOVA School of Business & Economics (2018)
Licenciatura em Direito | ULisboa, Faculdade de Direito (2015)
Outras Atividades
Vice-Presidente da Direção Nacional da ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários (2024-Pres.)
Vice-Presidente do Conselho Geral da Fundação UNITATE (2022-Pres.)
Fundador e Presidente da NOVA Law Incubator, um projeto de apoio à incubação de startups (2016-2018)
Fundador da GreenLex, que transformava papel reciclado de alunos de direito em alimentos para famílias carenciadas (2014-2015)
Publicações